Pautas e Tablaturas

Se o leitor gosta de tocar algum instrumento e não sabe ler pauta de música, não se atrapalhe: existe uma notação capaz de simular uma pauta que tem a vantagem de qualquer pessoa poder compreender - a tablatura:
Existem tablaturas para os mais diversos instrumentos, designadamente para viola e para piano.
As tablaturas de viola, que são naturalmente as que me interessam, podem assumir, por exemplo, o seguinte aspecto:

O que se vê acima são os primeiros compassos da "Ave Maria" de Schubert - na parte superior está a pauta e em baixo consta a correspondente tablatura para viola.
Noutro local deste site se abordará este tema com mais desenvolvimento; para já, interessa apenas reter a ideia de que a falta de conhecimentos musicais não é impeditiva de uma evolução musical.
Qualquer pessoa pode tocar algumas músicas exactamente da mesma forma que ela está ilustrada em pauta sem falhar uma nota; pode ver aqui o Blackbird tocado com recurso a tablatura, na interpretação clássica de Paul Maccartney.
Há vários tipos de tablatura: a de cima é típica do programa Guitar Pro, mas há outras, como as tablaturas de texto e as tablaturas de acordes.
A tablatura escrita em texto simples pode ter o seguinte aspecto:

Esta é a famosa entrada do "Meditarranean Sundance" de Paco de Lucia (do álbum Friday Night in San Francisco).

Outra notação padrão simples de compreender é a notação de acordes:

C é Dó, F é Fá, G é Sol, Am é Lá menor, G7 é Sol de 7ª - a aprendizagem desta notação é simples e rápida.

Imagine que em vez de seis linhas paralelas está a ver as seis cordas da viola:

Depois imagine a tablatura que tem à sua frente a desenvolver-se nesse braço.

Depois - bem, depois pegue numa viola e tente colocar os dedos da mão esquerda na posição indicada na tablatura, e está em condições de tocar a melodia.

A tablatura não lhe indica todos os dados que uma pauta de música indica, mas dá-lhe as pistas necessárias para ir descobrindo como estão construídas as canções de que mais gosta.

 

Poderá ver aqui, aqui, aqui e aqui vários desenvolvimentos sobre tablaturas.
Se precisar de mais informação sugiro que aponte o seu "browser" para o Google ( www.google.com/ ) e coloque na caixa de diálogo expressões como "guitar tablature lessons", "tablature lessons", etc., ou o seu equivalente em português se pretende pesquisar apenas páginas em língua portuguesa.

Voltar